Fonte: Alessandro Zamboti

Conclusão

Apesar do reconhecimento da eficácia da auriculoterapia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), no que se refere ao tratamento da obesidade há mais incertezas do que certezas na definição correta desta patologia pela a MTC segundo seus tipos (quando isso é considerado) e consequentemente a prescrição terapêutica correta da auriculoterapia. Pelos estudos e resultados que foram observados, podemos recomendar que o tratamento neste caso seja analisado caso a caso, observando sempre sintomas e características de cada paciente obeso e que a seleção de pontos seja baseada nestes fatos. . Como os resultados apresentados são muito variáveis e até discutíveis, levamos a crer também que o tratamento pela auriculoterapia no caso da obesidade seja de forma complementar e não isolado para aumentar a sua eficácia. Neste caso deve-se somar ao tratamento a acupuntura sistêmica, a dietoterapia, a prática de exercícios regulares e outras recomendações consagradas no tratamento da obesidade.

Na busca de algum consenso de seleção de pontos auriculares os mais citados dos autores pesquisados foram:

– shen men: 5 vezes

– estômago: 5 vezes

– ponto fome: 4 vezes

– boca: 4 vezes

– endócrino: 3 vezes

– tireóide: 3 vezes

Não se esquecendo dos pontos muito específicos como no caso do apetite compulsivo ligado à ansiedade, por exemplo, onde a eficácia do ponto ansiedade pode ser de grande valia.

Bibliografia

ASAMOTO, S., TAKESHIGE, C. Activation of the saciety center by auricular acupuncture point stimulation. Brain Research Bulletin, v.99, p.157-164, 1992.

BOTSARIS, Alexandres S. Obesidade. Disponível em

www.acupuntura.pro.br/arquivo/obesidade.htm. Acesso em 08 de Agosto 2005.

Diretrizes brasileiras de Obesidade – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – 2007. Disponível em: www.abeso.org.br/pagina/113/avaliacao-clinica-do-paciente-obeso.shtml . Acesso em 22 de novembro 2010.

ERNEST E. Acupuncture/acupressure for weight reduction? A systematic review. Wien Klin Wochenschr 1997;109:60-62.

FARBER, P.L., MORAN, C.M., L.I, H.Y., D´ellia, F.L.G.M., et al. Acupuntura auricular como auxiliar no tratamento da obesidade: estudo simples-cego, randomizado e placebocontrolado. Revista Médico-Científica de Acupuntura, v.1, n.2, p.5-8, 1996.

FIALHO, Mario. Acupuntura Tratando obesidade. Disponível em: http://www.blog.mariofialho.com/?s=obesidade. Acesso em 22 de novembro 2010

GARCIA, Ernesto G. Auriculoterapia: Escola Huang Li Chun. São Paulo: Roca, 1999.

GONZALÉZ, Silvia Isabel Reyes; LÓPEZ, María Teresa Gómez. Obesidad: Respuesta al Tratamiento de Auriculoterapia. Disponível em: www.portalesmedicos.com/publicaciones/articles/1367/1/Obesidad-Respuesta-al-Tratamiento-de-Auriculoterapia.html. Acesso em 22 de novembro 2010.

MACIOCIA, Giovani. Diagnóstico da Medicina Chinesa – Um Guia Geral. São Paulo: Roca, 2006.

SOUZA, Marcelo Pereira de. Tratado de acheter viagra Auriculoterapia. Brasília – Distrito Federal: Ed. Med Center, 2001.

XIAOFENG, Tang. 75 cases of simple obesity treated with auricular and body acupuncture. Journal of Tradicional Chinese Medicine, n.17, p.55-56, 1997.

ZAMBOTI, Alessandro. Como a Acupuntura Atua na Obesidade. Disponível em: http://zhenjiu.com.br/protocolos-de-tratamento-em-auriculoterapia/ e http://zhenjiu.com.br/pontos-da-auriculoterapia-parte-12/ . Acesso em 22 de novembro 2010.

Pin It on Pinterest

Share This