O que é e qual a sua origem?

O que é Acupuntura e qual sua origem ?

Acupuntura é uma terapia que reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos que juntamente com a Fitoterapia (uso de ervas medicinais), massagens e outras terapias fazem parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa. É praticada há mais de 5.000 anos na China e utiliza a aplicação de agulhas em pontos de energia específicos no corpo para tratamento e prevenção de doenças.

O ser humano é considerado como um complexo de energia vital (Qi). Vários sistemas no organismo regulam o fluxo dessa energia que possui muitos pontos de controle. Os pontos de acupuntura estimulados corretamente provocam restauração do equilíbrio gerado no decorrer da enfermidade ou desequilíbrio energético. A enfermidade é considerada sempre um desequilíbrio energético.

É extraordinário o poder de recuperação do organismo, se não fosse assim, todas as febres, dores, ferimentos, traumas emocionais deixariam um estado de ruína física e emocional sempre. A função desta terapia é fazer com que o próprio corpo produza seus elementos para a restauração do equilíbrio orgânico e metabólico. Assim é seu organismo que produz seu próprio “remédio”.

A acupuntura é uma teoria holística porque trata o paciente como um todo, isto é, a doença não é compreendida como em termos de patologia de órgãos isolados, mas sim como uma disfunção de uma entidade viva completa, que normalmente seria harmoniosa.

Considera que corpo, mente e espírito juntos, precisam estar sempre em equilíbrio para manter a saúde, realizando a visão integral do ser humano Os conceitos da acupuntura sobre doenças, são inteiramente diferentes dos conceitos da medicina moderna, pois resultam de uma filosofia e experiência milenar.

Na China, a formação dos acupunturistas é independente da Medicina Ocidental Alopática, devido as enormes diferenças entre as duas visões sobre a saúde e a doença.

A acupuntura tornou-se recentemente famosa pela sua capacidade de tratar a dor, (hoje existe explicações científicas sobre a liberações de hormônios como as endorfinas e encefalinas para o alívio da dor com a aplicações de agulhas) mas na verdade é que historicamente, foi sempre utilizada para tratar todo aspecto de desequilíbrios (doenças). Um paciente pode ir ao acupunturista com qualquer sintoma, quer seja ele expressão psicológica, como depressão ou ansiedade ou qualquer outro do enorme número de sintomas físicos possíveis.

O tratamento é prioritariamente focalizado na causa profunda do desequilíbrio energético da enfermidade crônica. Já nas condições agudas, pode-se concentrar nos sintomas, tratando em seguida a fraqueza adjacente.

Sobre as agulhas:

Com o perigo das doenças infecto-contagiosas surge o receio da contaminação das agulhas, além do medo da dor provocada pela inserção das mesmas nos pontos específicos.

Em primeiro lugar as agulhas usadas nos tratamentos são importadas da China, são de aço inox para evitar possíveis alergias, já são esterilizadas, embaladas adequadamente e descartáveis, livre de contaminações. Em segundo, as agulhas são sólidas, geralmente com espessura de um fio de cabelo, não são feitas com o intuito de rasgar os tecidos, a pele do corpo, mas sim de afastá-los para encontrar o ponto de energia escolhido. Assim a dor é muito menor do que qualquer agulha comum.

Qualquer pessoa pode fazer tratamento com Acupuntura ?

Sim, qualquer adulto, criança, grávida, idoso, pode fazer tratamento com acupuntura. O que depende é a técnica e o cuidado adequado a cada caso. Isso deve ser muito bem avaliado por um profissional competente.

A acupuntura também trata:

Problemas do sistema respiratório, tais como, rinite, sinusite, bronquite, asma, laringite, faringite, alergia respiratória, gripes, resfriados.

Ansiedade, estresse, insônia, obesidade, tabagismo, má digestão, gastrite, má circulação, falta de memória, pressão alta, pressão baixa, dores em geral, enxaqueca, dores na coluna, menstruação irregular, acne, tendinite, bursite, artrose, problemas nos rins e bexiga, problemas no fígado e outros.